Em 14 de Junho de 2006, Morgan Freeman explica ao programa “60 Minute’s” do apresentador Mike Wallace, o que ele pensa sobre o Mês da Consciência Negra: “Ridículo!”. Assista no vídeo abaixo:

O Dia Da Consciência Negra, devemos comemorar? Se não somos racistas, porque criamos um dia para segregação das pessoas, ou seja, porque criamos um dia para afirmar que quem tem pele escura é uma classe diferente dos outros humanos? Porque não existe o dia da consciência branca, da consciência judia ou da consciência oriental, só da consciência negra? Não seria melhor um dia da consciência humana, pois é o que somos?

“O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparece!” (Morgan Freeman)

O termo segundo o dicionário:

Ra.cis.mo

Teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria. (Aurélio, https://dicionariodoaurelio.com/racismo)

Conclusão da ciência:

“Há um amplo consenso entre antropólogos e geneticistas humanos de que, do ponto de vista biológico, raças humanas não existem (AAA, 1998; Nat Genet, 2001). Em outras palavras, as categorias ‘raciais’ humanas não são entidades biológicas, mas construções sociais.”

Ao tentar encontrar distinções genéticas, encontrar os genes que diferenciavam as “raças humanas” (Negros, Brancos, Amarelos, etc.), nada foi encontrado. Em todos os sistemas genéticos humanos que conhecemos, os repertórios de genes são idênticos. O que existem são características diferentes: cor dos olhos, tom da pele, tipo de cabelo, etc.. Raças humanas não existem!

Artigo cientifico sobre isto: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v12n2/05.pdf

O que diz a constituição Brasileira:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade(…). (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm)

DOA A QUEM DOER pergunta a você: se raças humanas não existem, se ser racista é enxergar humanos com características físicas diferentes como seres de outras raças, o Dia da Consciência Negra não é um dia racista, assim como também cotas por cor de pele também não é racismo e segregação?